quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Dica de Livro/HQ/GraphicNovel : "Quem matou João ninguém?" -

E ai eu li “Quem matou João Ninguém?” ...
(Momento confissão:
Então, ganhei ela faz um tempinho, desde agosto que era pra eu ter lido e escrito alguma coisa... Sim de fato. Eis uma verdade, eu já devia ter feito há muito tempo... Mas é a vida, e você não sabe o quão bagunçada anda minha lista de leituras...)

... a Graphic Novel de Zé Wellington, Wagner Nogueira e grande elenco. (rsk.)

[Eu explico o “grande elenco” ok?! O roteiro é uma ideia do Zé e trabalhada com o Wagner ao longo de um tempinho... O fato é que os dois trabalharam a ideia até ela se transformar na maravilhosa HQ publicada pela Editora Draco. Mas isso não foi fácil pois existiam prazos a serem cumpridos, ideias divergentes entre outros problemas, e isso fez com que fossem chamados outros colaboradores para fazer a bela arte dessa história. Viu? Uma explicação simples! Claro que isso é melhor explicado nas notas introdutórias da HQ, Então sem stress, você compra a HQ , curte uma ótima historia/arte e ainda fica por dentro de "bastidores", sem depender de minhas explicações "simplistas".]

Mas do que se trata a HQ?
vamos lá:
Esta não é uma história em quadrinhos de super-heróis convencional. Para começar, ela se passa no Brasil, no Morro de Santa Edvirges, comunidade pobre que poderia estar em qualquer grande metrópole do país. Como em qualquer favela, em meio a todos os problemas sociais, existem pessoas que tentam tocar suas vidas da melhor maneira possível. Entre elas, os garotos João, Roberto, Sandro e Nina.
Cercados pelos conflitos do tráfico de drogas, os amigos crescem, seguindo caminhos diferentes. Até que um violento assassinato desencadeia uma sequência de eventos que pode alterar a vida de toda a comunidade. E tudo pode mudar ainda mais, para o bem ou para o mal, quando entra em cena o Sujeito-Homem, um vigilante aprendendo que as regras do heroísmo no Brasil podem ser bem diferentes do que ele estava acostumado a ler nas histórias em quadrinhos.
Prestando homenagem ao legado dos super-heróis das HQs, Quem Matou João Ninguém? é uma graphic novel sobre amizade e traição criada por Zé Wellington e Wagner Nogueira, e ilustrada por Wagner de Souza, Cloves Rodrigues, Ed Silva, Alex Lei e Rob Lean. 
Ual ein?!
Então temos uma HQ que homenageia super heróis, ambientada em uma favela no Brasil, que aborda a vida de jovens comuns e suas lutas para seguir vivendo, aceitando o que vier ou lutando como podem, para alcançar o próximo nascer do sol.
Tirando o fato de essa ser uma obra muito relevante/importante, existem elementos que tornam a leitura muito prazerosa. A exemplo das referencias, cada leitor tem seu próprio background e pode se familiarizar com um aspecto diferente da HQ, desde a Arte (que muda a cada "capitulo") passando por elementos que encontramos no dia a dia, e chegando nas referencias e citações a "coisas" da cultura pop.
A forma que a historia é contada, é um acerto e tanto. Passeamos pela vida dos 4 jovens e todos a sua volta, e percebemos que todos eles tomaram caminhos muito diferentes, e isso é mais que normal, porém, difícil de aceitar. É necessário um pouco de maturidade para um dia chegar a ver que a sua "verdade" não é universal, e que a vida de todos tem altos e baixos e todos estão "tentando" a sua própria maneira. 
Nessa Graphic Novel, não seguimos um Herói perfeito, que vai salvar o dia, salvar seus amigos e etc. Em alguns momentos pode-se até questionar suas habilidades "salvadoras". É verdade também que no inicio o que ele mais quer é "se salvar".
Muitos e muitos elementos dessa historia são realmente bons. O espelhamento com a realidade, os tons de Drama, as dose de aventura/ação, as reviravoltas, as referencias, e é claro a grande indagação: "Quem Matou João ninguém?".

Falando em indagação, este é outro ponto positivo para essa obra, ela não acaba quando termina. (oi?)
O que quero dizer é que ela pode gerar muitas "indagações". Ela desperta aquela vontade de discutir, de apresentar suas opiniões e posições, e ver o que os outros acharam.
Enfim, está mais do que recomendada essa grande obra. Então vamos aos pontos pra não ficar grande dmais.




Pontos Positivos:
* -   HQ Nacional de alta qualidade. Mais do que isso, Roteiro do Zé Wellington, um Cearense, pra lá de gente boa, la de Sobral. ( Não é por nada não, mas o homi se garante viu!) E todos os profissionais que trabalharam na arte e na obra como um todo, estão de parabéns. Reafirmo: Um trabalho de muita qualidade.
*-  Historia envolvente, e muito dinâmica.  Por ser uma HQ, muito também é contado pelas imagens, sem falas ou longas explicações do autor. As coisas acontecem e você segue pois precisa saber o que está acontecendo, o que rolou antes e o que vai ser agora.
* - Tem um titulo muito bacana. Pois é, como todo bom titulo, ele só se explica no final, e o que é melhor, no meio da historia você já nem está focado em saber quem é o assassino. Mas calma, você recebe sim sua resposta.
* - Elementos fantásticos e a realidade da favela, geram uma boa "fantasia urbana". Claro que é uma hq de super herói, então você já chega esperando ver raios saindo pelos olhos do mocinho enquanto ele luta contra os demônio tudo. Mas calma, de novo, não é bem assim, a historia é bem "pé no chão", e como falado antes, aqui temos uma junção de vários elementos que homenageiam o gênero, (com direito a "super vilão explicando o plano final"), então temos sim, elementos fantásticos mas eles não te tiram daquela realidade. (Sem contar que o melhor presente é o pequeno "aaah..mas..." que a gente solta de vez em quando, fazendo a gente questionar o que "entendemos" daquilo tudo...)
* - 
Pontos Negativos:
* - Ela é econômica. Expressão esquisita, eu sei, mas como falei, muito da historia é contado só com as imagens, é falado sem palavras. Outros aspectos também são deixados para que o leitor "perceba/entenda". Penso que não faria mal alguns aprofundamentos em momentos da historia...( claro que isso não é bem um ponto negativo, mas eu precisava de algum né...)

Pois sim.
Só apresentei 1 ponto negativo, que nem é lá essas coisas, porque mesmo aquilo que me deixou um tanto frustado enquanto lia, não são pontos negativos de verdade, são coisas de percepção, de se sentir com a leitura, e se a obra desperta isso, é muito bom. O que quero dizer é: Sim essa obra vale muito a leitura e apreciação como um todo. Não falei muito mas espero que te desperte curiosidade para ler ou ao menos procurar conhecer.
#FicaADica. Boa leitura.
Links:

ps:
Talvez eu ainda volte para falar dela e de outra obra do Zé, mas quem sabe em audio ou video. Então tudo o que não foi falado pode ser abordado. Com spoilers quem sabe...
ps²: Dá pra comprar direto com o Zé, da pra comprar pela editora, pela Amazom , por tudo que é canto. Então compra, os links tão todos por ai (pelo texto).

ps³
Só queria dizer que ficou linda na minha estante.
Ah, e procura tambem o outro trabalho do Zé, a HQ Steampunk Ladies - Vingança a Vapor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja critico, sem receio, exerça seu direito como leitor.
Dê sua contribuição, por favor!