sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Dica de Série: Luke Cage

Oook.. Vamos falar rapidamente de Luke Cage?
Você já deve ter ouvido falar em algum lugar da internet da série do Luke. Mais uma adição ao universo Marvel-Netflix. Luke Cage ganhou nesse ano(2016) sua própria série, depois do sucesso ao aparecer na série da Jessica Jones. E se você já assistiu as outras séries desse "universo", como Demolidor e a Jessica..., você sabe que existem certos problemas comuns a todas elas, mas também tem coisas muito boas. 
Então vou te dar mais motivos pra se convencer de vez a assistir, e quem sabe coisas para dar atenção enquanto assiste.
Mas antes, já vai clicando na playlist e entrando no clima:










Então vamos a uma sinopse rápida:
"Um ex-presidiário com pele indestrutível luta para limpar seu nome e salvar o bairro onde vive. Ele não queria confusão, mas a população precisava muito de um herói.
(Sinopse da Netflix)
[O que dizer dessa sinopse que é tão simples que me faz querer assistir de novo o primeiro ep?]
Bem não poderia ser mais simples, Luke Cage tem poderes, mas ele é negro, com problemas com a lei. Ou seja esse lance de herói não é algo simples, muito menos almejado, afinal quanto menos chamar atenção, maiores as chances de continuar "sem problemas".
Depois dos eventos de Jessica Jones, Luke quer recomeçar: novo bairro, um emprego pra se sustentar, e só manter a "cabeça abaixada" para continuar vivendo. Mas quando alguns problemas  batem a porta, e ele vê que pode e precisa agir.
A ideia é bem simples, e isso já vai entrar para a lista dos:

Pontos Positivos:
*Uma ideia simples. - Simples sim, e isso é muito bom, é uma primeira temporada, então vai ter historia de origem e toda uma trama se desenvolvendo. Mas dificilmente você vai se encontrar perdido, ou tentando entender o que ou para que tudo está acontecendo. (não é mesmo senhor Demolidor  e seus ninjas malucos?)
*Representatividade - Sim, mais série que não tem medo de tocar na ferida, vamos falar de Negros sim, e de todos os preconceitos, esteriótipos e problemas que vão se repetindo no dia a dia. Mas aqui vale uma observação, Luke Cage faz isso de forma agradável, pois ele não cai naquele probleminha da representatividade partidária e excludente. Aqui o importante é abrir os olhos para os dilemas, e mostrar que se você deixar de ser "babaca" dá muito bem pra se construir uma sociedade boa.
* Ação, surpresas e dramas - Ainda estamos falando de uma série de super herói, e por mais que ele negue (e a negação cansa), temos elementos muito bons construindo o universo, personagens se desenvolvendo, vilões sendo explorados, e o nosso herói se transformando e crescendo.  Claro que não é perfeito, mas ainda assim quando você para pra pensar se a historia valeu a pena, a resposta é sim.
*Referencias - aiai, a melhor parte de ser nerd, e conhecer/gostar do mundo dos herois é poder reconhecer essas referencias, e se animar por coisas que podem vir, ou por coisas que você não pensou que estariam lá e de repente: pá, olha lá ele vestindo a roupa clássica. O melhor aqui, é que tem referencias as outras séries, bem como "crossovers" com personagens se encontrando.
*Trilha sonora, alguns elementos técnicos, e o estilo Netflix - A trilha sonora, espero que você já tenha dado play, mas se não, saiba que vale muito a pena, ver musica negra(dos EUA) sendo tocada e com um contexto tão interessante. Uma pequena ressalva, é que sim, como as outras séries, aqui tem muito coisa acontecendo de noite, no escuro e fica dificil, mas é muito melhor que Demolidor( sério, os ninja de preto, num quarto escuro, eu não exergo gente), Aqui não existem muitas cenas de lutas muitissimo elaboradas então é tranquilo, mesmo quando tá de noite nos "beco da vida". Ah, e a netflix libera todos os ep, então da pra maratonar.

Mas vamos aos problemas? os:
Pontos Negativos:
*13 episodios que podiam ser 10 ou 8 - É, esse é um problema recorrente a todas as séries de herois da netflix,  mas isso só é um problema mesmo, quando você sente que nada aconteceu, e nada vai acontecer segundo aquele ep. Em Luke Cage, os maiores problemas foram nos 
*Exageros e repetições. - É claro que é legal exagerar numa série como essa, mas ai você fica sem nivel, (como no caso da jessica jones, que a cada ep ela tinha uma força diferente), aqui o Luke, mantem um ritmo ok, mas alguns deslizes são estranhos. E caramba, como algumas ideias são repetidas, vilões no geral são chatos, mas aqui todo mundo tem seus momentos: A policias que que tem memoria fotografica, a politica que não quer o crime, mas vive dele, o heroi que não é heroi... enfim, cansa.
*Loucuras e Incoerências: Vou ser direto aqui, sim eles construiram um vilão bom, com motivações, loucuras e elementos vindos dos quadrinhos muito legais de se assistir, mas talvez por ser tão longa, você percebe coisas que não fazem sentido para o que foi proposto. Muitos elementos das historias de todos os personagens tem contradições, e o problema maior nisso é que se tirassem os elementos que geram essas contradições, o personagem seria igual ou melhor.
*É bom, vira ok, fica ruim, volta a ser bom, e termina quase gratificante. - Essa é a curva de Luke Cage, os primeiros ep são bons, as vezes estranhos, mas bons. Depois vai ficando meio ok, meio chato, ai por uns dois ep vc vai tendo raiva, Mas os ultimos ep salvam bastante. E como dito, a experiencia beira o gratificante. 

Hehe, È isso, a série é boa. E vale a pena, dê atenção as discussões propostas, aproveite a imersão naquela realidade, e se divirta com uma boa série de Herói de HQ.



Um comentário:

  1. A série é realmente boa, mas como foi falado, ela tbm tem alguns problemas.
    Mas vale a pena assistir!

    ResponderExcluir

Seja critico, sem receio, exerça seu direito como leitor.
Dê sua contribuição, por favor!